terça-feira, 6 de abril de 2010

Tavira Wine Experience - #001 [01ABRIL2010] - Balanço

Como é do conhecimento de alguns de vós, realizámos na quinta-feira, dia 1 de Abril de 2010, a primeira edição da iniciativa "Tavira Wine Experience", com a presença de dois convidados, Hermínio Rebelo e João Mariano, aos quais aproveitamos para agradecer a disponibilidade com que nos brindaram com algum do seu vasto conhecimento sobre a temática dos vinhos e da vinificação.


De relevar a degustação de vinhos produzidos pela Quinta da Penina, propriedade do Eng. João Mariano, com a marca Foral de Portimão, que decorreu durante o fim de tarde e início de noite desta quinta-feira e que deixou perfeitamente clara a evolução da qualidade dos vinhos da região do Algarve nos últimos anos e, especialmente, a produção do Eng. João Mariano.

De salientar igualmente a comunicação do Sr. Hermínio Rebelo, que nos elucidou sobre as características dos vinhos em degustação e que nos brindou ainda, num tom descontraído, com a exemplificação de abertura de uma garrafa com quebra de gargalo a quente, seguida de decantação.


No que à degustação diz respeito, de salientar algumas considerações efectuadas por alguns dos presentes, nomeadamente quanto à qualidade de todos os vinhos em prova, especialmente do Foral de Portimão Reserva 2007 e Petit Verdot 2007, que reuniram a maior fatia de admiradores. De destacar ainda os vinhos Foral de Portimão, Branco e Rosé, mais apetecíveis nos dias quentes que esperamos nos próximos meses, que mereceram igualmente destaque daqueles que tiveram a oportunidade de os degustar.

Oportunamente voltaremos a ter a hipótese de degustar os vinhos Foral de Portimão.

De salientar ainda as presenças de todos aqueles que não deixaram passar em claro esta iniciativa e fizeram questão de conviver um pouco sob este tema tão nobre: o vinho.


Ainda relativamente ao balanço desta primeira iniciativa, podemos evidenciar que contámos com a presença de mais de meia centena de interessados que deram resposta ao convite que lhes tinha sido endereçado, quer pessoalmente, quer via e-mail ou através deste blog.


Agradou-nos sobretudo o convívio espontâneo que foi gerado entre os participantes, que se foram agrupando e reagrupando conforme o interesse das conversas. Este espaço, aberto para o coração de Tavira, serviu também para que longas conversas e considerações tivessem espaço, ao ar livre, aproveitando a tarde e a noite, de um dia especialmente agradável.

Esperamos por todos vós numa próxima quinta-feira, que poderá ser… já a próxima!!


08ABRIL2010

Para quinta-feira, dia 8 de Abril, propomos, num ambiente mais descontraído e informal, num tom de tertúlia, sob a bandeira do vinho, a degustação de vinhos das regiões do Alentejo e Douro. Continuamos a contar com a sua presença…

2 comentários:

  1. Aguardamos e agradecemos os vossos comentários sobre a forma como decorreu a primeira edição desta iniciativa. Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Foi uma tarde bem passada. Mais, foi um princípio de noite bem passado. Mais ainda... foi uma noite bem passada! Bom vinho, melhor conversa... entre amigos e amigos de amigos. Na próxima quinta-feira estou lá!

    ResponderEliminar