domingo, 14 de março de 2010

Tavira Wine Experience - Apresentação

Considera-se o vinho a mais humana das bebidas. Pensa-se que terá tido a sua origem nas montanhas do Cáucaso, na Geórgia, estando associado à cultura mundial desde os primeiros registos históricos conhecidos, acreditando-se até pela observação da arte egípcia, que a sua origem é anterior à invenção da escrita.

Na nossa civilização, faz parte da história e está presente em todas as dimensões da vida humana, desde as mais prosaicas às mais sofisticadas.
Solidamente enraizado no estilo de vida mediterrânico, o vinho vem a tornar-se um elemento importante da religião cristã.
Foi através das incursões dos europeus no Novo Mundo que a vinha aí foi introduzida e, desde a Idade Média que os mosteiros europeus contribuíram de forma determinante para a melhoria da sua qualidade, desenvolvendo o cultivo da vinha e novas técnicas de produção nas suas adegas.
Actualmente, o vinho pertence ao quotidiano de todo o mundo, quer como bebida comemorativa, quer como acompanhamento das refeições. O vinho, pelo seu carácter sempre novo, continua a fascinar-nos e, serve de pretexto para as mais variadas formas de convívio. Facilita a comunicação e, conhecê-lo e apreciá-lo é a melhor forma de homenagear quem, da terra à mesa e ao copo, faz o milagre que transporta consigo a cultura de um povo.

Provar um vinho, senti-lo em toda a sua essência, adivinhar-lhe a origem, pode ser uma forma de, entre amigos, despretensiosamente, valorizar e tornar irrepetíveis, alguns momentos de lazer.

Com o objectivo de dinamizar e promover o conhecimento e o consumo do vinho que se produz por este nosso país, surge esta iniciativa que se propõe, para além da criação de um evento de provas e degustação de vinhos, um espaço de convívio e troca de experiências. Não tem pretensões de ser um local ou evento de provas para profissionais, mas antes uma iniciativa descomprometida onde se pode inserir a pessoa que vai provar vinho pela primeira vez mas também aquele entendido no sector. Não é necessária qualquer qualificação ou formação para passar um bom momento, apenas vontade de conviver e de provar o que de bom se produz em Portugal.
Esta iniciativa, promovida em parceria entre a recém criada empresa de comércio e distribuição de bebidas "Vinhos Quanto Baste" e do histórico "Café Arcada", visa criar um ponto de encontro semanal onde independentemente do programa específico dessa semana, qualquer pessoa pode contar com algumas horas de descontracção e convívio num dos locais mais bonitos da cidade de Tavira, em plena Praça da República.
O Café Arcada, pela sua localização, é o ponto de partida para estes eventos e o que começou como uma simples ideia de dinamizar e promover um produto, tornou-se rapidamente num evento que se propõe muito mais que isto.

Propomo-nos com esta iniciativa revitalizar o centro da cidade de Tavira que a partir do final da tarde, invariavelmente, se desertifica quando as pessoas abandonam o seu local de trabalho e voltam às suas residências. Não será esta uma realidade própria ou exclusiva da cidade de Tavira mas sim um facto sintomático de uma época onde as pessoas vivem de rotinas e que, se nada fizermos para inverter essa tendência, levarão ao esvaziamento completo dos cascos históricos das nossas mais belas e simbólicas cidades.

Pois será mesmo com a criação de uma rotina que nos propomos inverter esta tendência...

Propomo-nos com o "Tavira Wine Experience" ocupar "os fins de tarde de quinta-feira" nas vossas agendas e que esta iniciativa surja como o momento de pausa e descompressão de uma semana de rotinas mais ou menos agradáveis. Ao mesmo tempo propomo-nos "ocupar" o centro da cidade com pessoas e animação. Iremos ter periodicamente apontamentos musicais que darão ao evento e ao local o enquadramento que ele merece.

Assim, convidamo-vos a passar o fim de tarde e início de noite das quintas-feiras em Tavira, aproveitar para conhecer e reconhecer o Centro Histórico de Tavira e conviver no Café Arcada, onde será possível degustar alguns dos vinhos de excelência produzidos em Portugal bem como algumas das especialidades gastronómicas de salgados e doçaria regional.
Ao estarem presentes poderão para além de provar, a copo, todos os vinhos disponíveis no evento, conhecer e conviver pessoas com interesses comuns e alguns dos profissionais que compõem a "indústria" dos vinhos em Portugal. Para conviver e para nos ensinar um pouco, sobre esta "ciência" contaremos com a participação de alguns dos principais intervenientes neste sector, dos enólogos aos produtores ou aos proprietários de quintas e herdades, todos estarão semanalmente connosco para conviver.

A empresa Vinhos Quanto Baste, criada com base em mais de duas décadas de know-how da área do comércio destes produtos surge como muito mais que isto, surge com a ambição de ser um veículo de divulgação e promoção de um produto que está profundamente enraizado na nossa cultura e faz parte da nossa história há milhares de anos. Mais do que comercializar, propomo-nos conhecer e compartilhar alguns dos segredos, truques de um produto que terá tanto de ciência como de talento na sua produção.

Dia 1 de Abril de 2010, a partir das 18.00 horas, estão todos convidados a estar presentes no primeiro evento "Tavira Wine Experience", até lá...

3 comentários:

  1. Espectáculo!!!!!!!! Trocar o chá das 18 horas por vinho. Claro que estarei presente, tanto mais que os vinhos são de excelente qualidade. Espero que metas umas cunhas à polícia para que possa voltar pra casa sem surpresas.
    Madeira

    ResponderEliminar
  2. Não haverá necessidade de cunhas! Nós bebemos sempre com moderação e mesmo na eventualidade da nossa moderação ser superior ao limite legal admitido pelas autoridades, também conseguimos providenciar dormidas muito perto do local da degustação!

    ResponderEliminar