quinta-feira, 25 de março de 2010

Tavira Wine Experience - #001 [01ABRIL2010]

O primeiro evento "Tavira Wine Experience" prepara-se para deixar a plataforma virtual para começar a ganhar forma...
Quinta feira, dia 1 de Abril de 2010, a partir das 18:00 horas, até à hora que os presentes quiserem, irá dar-se início a este projecto que esperamos que se possa prolongar por muitos e bons fins de tarde de quinta feira.
Independentemente da nossa vontade, esta iniciativa dependerá exclusivamente da adesão das pessoas à mesma já que apesar de o Café Arcada e a Vinhos Quanto Baste terem dado pontapé de partida, só as vossas presenças, a vossa satisfação e o vosso feedback positivo poderão permitir que o "Tavira Wine Experience" se consolide e continue.
Resta-nos então aguardar pela vossa adesão e que consigamos consolidar uma nova rotina no vosso dia a dia.
Estamos receptivos às vossas sensações, opiniões ou críticas, e contamos com elas para melhorar o projecto.

De agora em diante haverá à disposição dos presentes, por uma quantia simbólica, o "menu degustação" que será composto por três vinhos que serão acompanhados por um prato de salgados, queijos ou enchidos, sendo que fora do "menu degustação" haverão ainda inúmeros vinhos que poderão ser apreciados a copo contando com o acompanhamento de algumas especialidades gastronómicas regionais.

PROGRAMA
TWE #001
Na primeira edição do Tavira Wine Experience vamos ter o prazer de degustar os vinhos algarvios da região de Portimão produzidos na sociedade agrícola da Quinta da Penina.
Contaremos com a presença do produtor, Sr. João Mariano, engenheiro agrónomo de formação.
Contaremos com a presença do Escanção Mor Provador da Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve, Sr. Hermínio Rebelo que nos fará o enquadramento da actividade na região algarvia e nos dará algumas dicas e conselhos.
Para além dos vinhos para degustação teremos ainda uma vasta gama de vinhos brancos, verdes, rosés e tintos, de várias regiões que se poderão igualmente provar.

CONVIDADOS
Hermínio Fernandes Rebelo
A vida profissional de Hermínio Rebelo tem tido sempre uma grande vertente ligada ao vinho.
Começou no Hotel Avenida Palace como Ajudante de Escanção, seguindo-se o Penina Golfe Hotel em 1965 já como Escanção. Em 1973 exerce a mesma actividade no Sheraton Hotel em Lisboa. Na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve - Portimão, a partir de 1985 lecciona a disciplina de "Enologia e Provas Organolépticas" aos alunos do 3.º ano, simultâneamente com os cursos de Escanções para Profissionais de Hotelaria e Restauração do Algarve.
Deu igualmente aulas da disciplina de "Vinhos" a alunos do Curso de Gestão Hoteleira no Pólo de Portimão da Universidade do Algarve.
Desde 1994 que é Membro provador e certificador da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola do Algarve.
Júri de concursos de vinhos do Algarve levados a efeito pela Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve e Direcção Regional da Agricultura e Pescas do Algarve.
Vice-presidente da Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve com as funções de Escanção Mor Provador.

João Manuel da Luz Mariano Engº Agrónomo, licenciado pelo Instituto Superior de Agronomia em Lisboa
Produtor dos vinhos Quinta da Penina, com as marcas comerciais Foral de Portimão e João D´Arens
Vinhas plantadas em 2001 na Quinta da Penina, Portimão (10 hectares), Quinta dos Cabeços, Lagoa (4,5 hectares) e Quinta da Lameira, Alcantarilha (7 hectares).
As castas plantadas nas diversas quintas são as portuguesas Touriga Nacional, Trincadeira, Aragonez (tintas); Arinto, Crato Branco, Cerceal e Viosinho (brancas) e as francesas tintas Cabernet Sauvignon, Syrah, Petit Verdot e Alicante Bouschet e a branca Viognier.
Todas as castas são vinificadas separadamente sendo os lotes feitos posteriormente. O enólogo responsável pelas análises e lotes é o Engº Luis Rodrigues, de Vila Real de Trás-os-montes
O primeiro ano de produção foi em 2005 com os Foral de Portimão Colheita Seleccionada, Reserva e Petit Verdot, todos com estágio em madeira
Em 2008 produziu vinho branco pela primeira vez com as castas Arinto e Crato Branco e em 2009 além dos 3 tintos tradicionais, Colheita Seleccionada, Reserva e Petit Verdot e o branco produziu um rosé de Petit Verdot e um tinto, sem madeira, com as castas Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon.

VINHOS
Todas as quintas possuem “terroirs” diferentes que conferem a cada casta características únicas reflectidas nos excelentes vinhos tintos e brancos vinificados e engarrafados na adega da Quinta da Penina.
  
Os vinhos tintos caracterizam-se por serem de cor retinta, com aromas que vão das passas de frutos vermelhos aos frutos silvestres como a amora e a framboesa e algumas nuances de café. Na boca são suaves, densos, com acidez equilibrada e onde os taninos presentes estão bem integrados nos vinhos conferindo-lhes boa persistência e excelente final de boca.

O vinho branco tem excelente acidez, aromas citrinos e nuances de especiarias. Na boca é volumoso, fresco com boa persistência

O rosé de Petit Verdot, novidade de 2010, é um vinho com intenso aroma floral e nuances de frutos vermelhos doces. Na boca é volumoso, fresco com um longo final.

O novo tinto DUO 2009, tem aromas de frutos vermelhos, cassis e menta. Na boca é aveludado, denso com um final marcado pela pimenta verde.

DEGUSTAÇÃO
Vinho Foral de Portimão Colheita Seleccionada
Vinho Foral de Portimão Reserva
Vinho Foral de Portimão Petit Verdot
Vinho Foral de Portimão Branco
Vinho Foral de Portimão Rosé
Vinho Foral de Portimão DUO (tinto sem madeira)

Sem comentários:

Enviar um comentário