António João Paneiro Pinto
Chão do Prado
Trata-se de uma empresa em nome individual que, desde 1993, produz vinho e espumante na Região Demarcada de Bucelas. António João Paneiro Pinto, bisneto de António Joaquim Pinto Júnior e de João Camillo Alves, ambos produtores de Vinho de Bucelas desde1880, iniciou a sua própria produção em 1993, após ter recebido em herança a quinta do Chão do Prado, em Bucelas. Começou por reestruturar a vinha, replantando sete hectares. Nos oito hectares de vinha de que actualmente dispõe produz, a partir de castas arinto, esgana-cão e rabo de ovelha, um vinho branco seco, com denominação de origem controlada, comercializado com a marca Chão do Prado.
É um Bucelas que, quando jovem, tem cor citrina, é acídulo, e com aroma a lembrar frutos tropicais; com o passar dos anos vai adquirindo um tom palha dourado e um aroma a tostas com notas minerais. Na boca possui uma estrutura bem balanceada, onde a sua componente acídula está sempre presente.
Logo ao iniciar a actividade, em 1993, parte da produção da casta arinto foi destinada a vinho espumante, um bruto natural, que constituiu uma novidade no mercado e o orgulho do produtor. Bucelas veio a ser demarcada como região de vinho espumante em 1999.
Em 2001, a Quinta do Chão do Prado produziu o primeiro Bucelas Colheita Tardia.
Apesar de ser o mais pequeno dos produtores de Bucelas, o Chão do Prado não tem deixado de contribuir para a valorização dos vinhos da região.
De 1999 a 2003 as vinhas estiveram em Protecção Integrada, sob controlo da Associação de Viticultores de Alenquer (AVA), tendo ascendido em 2004 ao regime de Produção Integrada, também sob controlo da AVA.
A vinificação é feita na adega da Quinta, utilizando uma prensa hidráulica vertical do início dos anos 40, que coabita com moderno equipamento de frio e de controlo, com vasilhame de inox e com barricas de carvalho americano e francês. A pequena dimensão da propriedade, a localização da adega e a organização da vindima, permitem que entre a colheita e o início da vinificação medeie em média menos de meia hora.
A produção anual ronda as 30 mil garrafas.
Coincidindo com a Festa do Vinho e das Vindimas de 2004, foi inaugurada a Sala de Provas da Quinta onde, no ambiente acolhedor de uma antiga adega situada no meio da vinha, se pode disfutar de uma esplendida vista, enquanto se provam os vinhos da casa, acompanhados de variadas iguarias.
A visita à Quinta pode ser completada com uma passagem pela adega e pela garrafeira.
Em Dezembro de 2009 o Chão do Prado abriu uma garrafeira em Lisboa, na R. Fernão Lopes nº15, num prédio mandado construir em 1911 pelo bisavô do produtor, para servir de base logística da distribuição de vinho de Bucelas em Lisboa e habitação da família.
Refira-se, como curiosidade, que o vinho de Bucelas deste Bisavô ganhou uma medalha de prata no Brasil em 1908, na Exposição do I Centenário da Abertura dos Portos do Brasil ao Comércio Internacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário